terça-feira, 14 de outubro de 2014

TRABALHO DE PROJETO



TRABALHO DE PROJETO


Projeto pode ser definido como "um conjunto de práticas conscientemente finalizadas que se desenvolvem através de um processo complexo que inclui momentos de ação e representação, conduzindo à existência de interações múltiplas e diversificadas". Trata-se, portanto, de um conjunto de atividades planificadas com vista a alcançar um determinado objetivo através da utilização de recursos disponíveis.
O Trabalho de Projecto é, fundamentalmente, um modus operandi uma estratégia que implica um método de acção participado, solidário, tendo em vista objectivos realizáveis e estabelecidos de comum acordo.Procura-se, através dele, encontrar respostas para determinados problemas.Investigar e propor soluções pressupõe a alteração de situações previamente identificadas, isto é, uma análise-diagnóstico do estado real das coisas, com o desejo/projecto de mudar qualitativamente pelo menos alguns aspectos do status quo, percorrendo várias etapas.A metodologia de projecto assenta numa ordem lógica de procedimentos e operações que se interligam."Transformar um problema em projecto e concretizá-lo é, em última análise, o objectivo da pedagogia de projecto (..), entendendo-se por 'problema' a 'diferença entre uma situação existente e uma outra que é desejada"' Daí decorre que os 'problemas' possam ser de vária ordem: cognitivos, efectivos, sociais, institucionais, etc. A metodologia de projecto, enquanto método de planeamento é, a um tempo, uma forma de saber o que pretendemos, de mobilizar e identificar os recursos disponíveis e de circunscrever as fronteiras do campo de acção sobre o qual nos propomos actuar.

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

projeção ortogonal



PROJEÇÕES ORTOGONAIS



Em geometria, uma projeção ortogonal é uma representação num hiper plano de k dimensões de um objeto que tem ndimensões, considerando k < n.
Uma projeção é obtida intersectando retas (ou planos), contendo cada ponto do plano, perpendiculares (ortogonais) ao hiper plano de representação, com este. Estas retas, chamadas projetantes ou raios visuais, funcionam como raios de sol para projetar os vértices do objeto sobre os planos de projeção.
Este tipo de projeção é bastante utilizado em cartografia e como técnica de análise em algumas disciplinas de geologia como a geologia estrutural.
Esta projeção também é utilizada na representação das vistas ortogonais de um desenho técnico mecânico.

PRESPETIVAS AXONOMÉTRICAS

PRESPETIVAS AXONOMÉTRICAS



Quando se pretende representar com rigor um objeto com 3 dimensões podem usar-se vários tipos de perspetivas axonométricas, como por exemplo: a perspetiva cavaleira; aperspetiva isométrica e a perspetiva dimétrica. Estas perspetivas axonométricas, que servem para representar formas tridimensionais, assentam em três eixos ortogonais xy ez, que correspondem à larguracomprimento e altura, respetivamente.
Consoante a perspetiva, estes três eixos formam diferentes ângulos entre si, afetando a marcação das dimensões no desenho.

REPRESENTAÇÃO GRÁFICA



REPRESENTAÇÃO GRÁFICA



Uma 
representação gráfica é a amostra de fenômenos físicoseconômicossociais, ou outros de forma ordenada e escrita. Pode também ser uma representação de uma função ou funções através de gráficos curvas ou superfícies. Também são sistemas de coordenadas que podem ser representadas por um conjunto finito de pontos e de segmentos de linhas que unem a pontos distintos. Dados estatísticos podem ser representados tanto por tabelas e por quadros de distribuição por freqüência quanto por gráficos. O uso gráfico para representar uma situação estatística pode muitas vezes expor melhor visualmente do que uma tabela estatística, porém o seu uso deve ser feito com bastante cautela, utilizando o gráfico adequado em cada situação.

ESCOLA NUN´ALVARES




Escola Básica 2 de Nun'Álvares interage numa comunidade educativa que, à semelhança de outras tantas existentes na área metropolitana de Lisboa, é o reflexo da escola democrática/a escola para todos, consequência da massificação do ensino e caracteriza-se fundamentalmente pela heterogeneidade dos alunos, dos professores e de outros intervenientes educativos nos respectivos contextos de trabalho e da aprendizagem.